Title Image

Blog

TV digital: entenda o que muda e conheça as vantagens

O sinal analógico de TV está com os dias contados no Brasil. Muitos anos após deixar de ser transmitido nos Estados Unidos, seu encerramento já está começando no Brasil – embora com alguns percalços ao longo do caminho.

Não é à toa que o governo está se dando o trabalho de substituir as transmissões analógicas por digitais. A tecnologia mais nova oferece uma série de vantagens importantes que fazem com que o esforço valha a pena. A seguir, falamos sobre a diferença entre os dois tipos de transmissão, e sobre as vantagens da TV Digital:

Diferenças

Embora as duas tenham a mesma finalidade – exibir imagens – a TV analógica e a TV digital funcionam de maneiras muito diferentes. Na TV analógica, as imagens são recebidas por meio de uma antena, e, com base nos dados que chegam à antena, um tubo de rádios catódicos desenha a imagem na tela. Em inglês, esse componente é chamado de cathode ray tube, e é daí que vem a sigla CRT para se referir às TVs de tubo.

As televisões digitais, por sua vez, recebem dados na forma de longas sequências de 0s e 1s, e possuem pequenos computadores que interpretam esses dados e transformam-os em imagem. Como as duas tecnologias de transmissão são muito diferentes, uma TV analógica não conseguirá receber sinal digital a não ser que possua um conversor. Sem ele, seria como tentar assistir a um DVD colocando ele um vídeo cassete, ou colocar um vinil pra rodar em um diskman. Essa nova tecnologia, no entanto, possui muitas vantagens. Veja a seguir as principais:

Imagem melhor

A primeira delas e mais óbvia delas é a resolução. Mesmo uma imagem digital transmitida e recebida em baixa qualidade ainda tem mais definição do que uma imagem analógica transmitida e exibida na melhor qualidade possível. De maneira mais detalhada: enquanto a TV analógica consegue exibir apenas 525 linhas horizontais, a TV digital consegue chegar a 1080 linhas digitais, oferencendo mais que o dobro de detalhes na mesma imagem.

O formato da imagem também é diferente entre as tecnologias de TV analógica e digital. Enquanto as imagens analógicas são transmitidas em formato 4:3, as imagens de TV digital têm formato 16:9. Isso dá a elas um aspecto mais horizontal e cinematográfico, e permite que mais informação apareça nas laterais da imagem, conforme pode se ver na imagem abaixo:

Fonte: https://olhardigital.com.br/pro/noticia/tv-digital-entenda-o-que-muda-e-conheca-as-vantagens/55267

Post a Comment